segunda-feira, 15 de agosto de 2011


Hoje segunda-feira (15), o Pará comemora 188 anos da Adesão à Independência do Brasil.

A independência do Brasil foi proclamada em 1822, mas só cerca de um ano depois é que aconteceu a adesão do Pará, em 15 de agosto de 1823. “Parte do Norte, a província do Grão-Pará e Maranhão era separada do Brasil. A questão na época era se o Pará iria se unir”, conta o historiador Aldrin Figueiredo.
Segundo o historiador, a adesão do Pará foi um pouco forçada. “O imperador Pedro I mandou pessoas aqui para o Estado para verificar com os governantes da época a assinatura da adesão ao novo império”. Um documento do imperador dizia que, caso não houvesse a adesão, os territórios seriam invadidos. “O documento foi assinado e depois se descobriu que não tinha esquadra nenhuma a caminho do Pará”, afirma.
A adesão do Pará à independência trouxe, depois, alguns conflitos, como o episódio do Brigue Palhaço, onde cerca de 200 paraenses foram mortos dentro do porão de um navio. A repressão contra movimentos populares também resultou na Revolta da Cabanagem, em 1835.
Mesmo tendo assinado o documento em 1823, somente no século XX é que a adesão do Pará passou a ser tida como feriado. Em 1922, no centenário da independência, é que o historiador João de Palma Muniz propôs a criação do feriado para o Instituto Histórico do Pará.

Um comentário:

  1. Oi Dra. Adriana! Sou a profª Maria Marlene, amiga da profª Vilcimar. Recebi através dela um convite para conhecer seu blog, e vim correndo prestigiar. Muito relevante... e certamente virei mais vezes, pois a primeira impressão é maravilhosa! Parabenizo por sua conquista. Tucuruí, esta cidade que amo, também ganha com o seu retorno. Deus a abençoe na sua jornada. Já estou te seguindo. Ah... convido vc a visitar o meu blog principal e segui-lo se gostar de poemas e achar conveniente. http://literaturamariamarlene.blogspot.com. Colocarei seu link lá. Até breve.

    ResponderExcluir